
Fragmento da homilía do Papa Francisco em Santa Marta.
Preparar-se para o Natal com a oração, a caridade e o louvor: com o coração aberto para deixar-se encontrar pelo Senhor que tudo renova.
No Advento começamos um novo caminho, um "caminho da Igreja para o Natal". Vamos ao encontro do Senhor, porque o Natal não é só um acontecimento temporal ou uma recordação de uma coisa bonita.
O Natal é algo mais: vamos por este caminho para encontrar-nos com o Senhor. O Natal é um encontro! E caminhamos para encontrà-Lo: encontrá-Lo com o coração; com a vida; encontrá-Lo vivo, como Ele é; encontrá-Lo com fé. O Senhor, na palavra de Deus que escutamos, se maravilhou do centurião: se maravillhou da fé que ele tinha. Ele havia feito um caminho para encontrar-se com o Senhor, porém, o havia feito com fé. Por isso não só ele se encontrou com o Senhor, e sim que sentiu a alegria de ser encontrado pelo Senhor. E este é precisamente o encontro que nós queremos: O ENCONTRO DA FÉ!
Porém, mais além de ser nós os que encontramos ao Senhor, é importante "deixar-nos encontrar por Ele"
Quando somos nós só os que encontramos ao Senhor, somos nós –digamos, entre aspas – os donos deste encontro; porém quando nos deixamos encontrar por Ele, é Ele quem entra em nós, é Ele o que torna a fazer tudo de novo, porque esta é a vinda, o que significa quando vem Cristo: tornar a fazer tudo de novo, refazer o coração, a alma, a vida, a esperança, o caminho. Nós estamos no caminho com fé, com a fé do centurião, para encontrar ao Senhor e, sobretudo, para deixar que Ele nos encontre.
Porém, se necessita um coração aberto para que Ele me encontre. E me diga aquilo que Ele quer dizer-me, que não é sempre aquilo que eu quero que me diga. Ele é Senhor e Ele me dirá o que tem para mim, porque o Senhor não nos olha a todos juntos, como uma massa. Não, não! Nos olha a cada um o rosto, os olhos, porque o amor não é um amor assim, abstrato: É um amor concreto! De pessoa a pessoa: o Senhor pessoa me olha a mim pessoa. Deixar-se encontrar pelo Senhor é precisamente isto: deixar-se amar pelo Senhor.
Que o caminho feito para o Natal, tenha nos ajudado em algumas atitudes:
• A perseverança na oração, orar mais;
• O trabalho na caridade fraterna, aproximar-nos um pouco mais dos que estão necessitados;
• A alegria no louvor do Senhor.
Portanto: a oração, a caridade e o louvor, com o coração aberto para que o Senhor nos encontré no Natal, que pode ser todos os dias.
Diác. Flori
Nenhum comentário:
Postar um comentário