sábado, 16 de maio de 2015

FESTA DA ASCENSÃO DO SENHOR




A ASCENSÃO DO SENHOR (17/5/20 15)

Cristo Volta ao Pai. E dai?
Dai E that comeca o ritmo da Comunidade, o ritmo da Igreja. AINDA NÃO com o vigor de Pentecostes, mas com uma Esperança do cumprimento da promessa da Comunicação do Espírito Santo de Amor

A Ascensão de Jesus E a festa da coerência O Que fez fiel em TODO Caminho that garantiu a História da Salvação (Lc 24, 44-45). ELR Volta ao Pai Como o fiel! Por ISSO, Lucas atesta Que Jesus E exaltado cabelo Pai (At 5,31)
A Ascensão E consequencia da Ressurreição. Sem a Ressurreição o Projeto do Pai eA Missão de Jesus NÃO teriam Realizado. Nem o Espírito Santo poderia sor comunicado. A Ascensão E, pois, Uma Festa Pascal.
Jesus insistia: Primeiro He DEVE voltar ao Pai; segundo, parágrafo Ambos enviarem o Espírito Santo (Jo 14, 15-29; 16,7)
Na Ascensão Jesus Cristo Volta ao Céu diferente de when He desceu à terra. When He Nasceu, um Ser divino se fez humano; na volta hum Ser Humano se fez divino. Quem se fez carne e gente, Retorna comom carne e gente. E algo novo Muito nenhuma Céu!

O TEMPO DA IGREJA
TAMBEM É de se Notar that como comunidades dos Discípulos iniciam o andamento da Igreja (Comunidade) na Ascensão. O PROPRIO Confiança manifes Jesus na fidelidade DELES entregando-lhes um Continuação do Projeto do Pai Para a Humanidade. ASSIM, a Ascensão E o momento do Compromisso dos Discípulos com o Testemunho Com que Irão apresentar-se ao Mundo. A prova de that São continuadores de Cristo E o Testemunho, Como o proprio Jesus lhes falou: " Voces Serao levados Diante de governadores e reis, Por minha causa, um Fim de Serem Testemunhas parágrafo enguias e Pará como Nações "(Mc 10, 18 ) . O Testemunho de e essencial parágrafo dar Conta da Missão. " E VOCÊS São Testemunhas Disso "(Lc 24,45-48) . E ELES se apresentavam Como such: " Nós Somos Testemunhas de Tudo O Que He fez na Judéia um e em Jerusalém "(At 10, 39)     
A Ascensão E UMA grande festa Pascal!

Recordação DA CATEQUESE DE LUCAS
Ascensão - a Missão de Jesus de Jesus Cristo ESTÁ Quase completa. A Missão de Jesus NÃO Terminais com o retorno Ao Pai. A Missão eStara completa com uma Comunicação do Espírito Santo.

Estamos na catequese de Lucas, em Atos dos Apóstolos (2,1-13). Lucas E o catequista inteligente, religioso e criativo. He Procura uma Maneira Mais didática de como tornar Coisas de Deus compreensíveis Ao povo. O Modo Que escolheu foi um Maneira de OS PROPRIOS Judeus celebrarem a festa de Pentecostes. Lucas aproveitou OS costumes judaicos parágrafo apresentar o ensinamento Cristão.
Recordamos, ENTÃO, OS that Judeus celebravam uma festa da Plantação (semeadura) na Páscoa. Era festa agrícola. Mais tarde juntaram o aspect religioso. Junto com a Plantação, colocaram uma festa de Comemoração da Libertação da Escravidão do povo do Egito.
Com a Libertação da Escravidão, Deus comeca a plantar hum novo povo that He Proprio escolheu, parágrafo Iniciar a História da Salvação.

A semente era um Liberdade. Sobre a Liberdade o povo iriai se desenvolver Até Chegar a Colheita. A festa judaica da Colheita celebrava uma terra fecunda that produziu alimento para o povo. Tambem Uma festa agrícola that OS Judeus tornaram religiosa. Como?
FESTA DAS SEMANAS
Depois da festa da Páscoa, Durante sete Semanas (49 dias) o povo celebrava o ritmo that a terra precisava parágrafo dar Seu fruto. O numero 7 siginifca um Perfeição, não Caso, ritmo necessary Até um Época da Colheita. Estamos no estilo simbólico. DEPOIS de Sete Semanas UO 49 dias, nenhum dia 50º, começava a Colheita. O Aspecto religioso acrescentado celebrava uma Lei (Mandamentos) Que o povo recebeu no Monte Sinai. Essa Lei Iria Orientar O Povo Livre para se organizar com Igualdade de Direitos e Deveres de Para Todos, povo Solidário. Era uma festa de Pentecostes, 50 dias Depois da Páscoa (Ex 34,22; Nm 28,26)

O ACRÉSCIMO Cristão
Lucas aproveita-se do simbolismo bonito e Cheio de significado parágrafo acrescentar uma catequese Cristã. O ano litúrgico SEGUE ESTA catequese de Lucas.
A Páscoa Judaica, nenhum Cristianismo, Passa a Libertação sor do povo da Escravidão do Pecado. O povo ESTÁ Livre do pecado parágrafo Iniciar o seguimento do novo Povo de Deus. Em vez da Escravidão do Pecado, ágora, um Liberdade da Graça.

Sem Cristão ano litúrgico, celebramos o Tempo Pascal, nos ste Domingos (Semanas) da Páscoa da Ressurreição.
O Pentecostes Cristão Acontece no dia Seguinte AOS 49 dias da Páscoa. No 50º (quinquagésimo) dia, o novo Povo de Deus recebe uma nova Lei do Amor. This Lei do Amor é uma Característica do povo Cristão: todos se comunicam, no Amor, com um MESMA Igualdade, Solidariedade e Responsabilidade. E o novo Relacionamento ENTRE COMO PESSOAS.

No ano litúrgico Cristão, o Domingo de Pentecostes encerra o Tempo Pascal. Faz parte do Tempo Pascal. Completa o Tempo Pascal. A Missão de Jesus, de Certa forma, Chega Ao final, glorioso Pela Comunicação do Espírito de Amor. Jesus EO Pai comunicam o proprio Amor com that they se AmAm na Trindade. O Amor é a Lei that Mostra Quem se IDENTIFICA com o Projeto da Nova Criação e da nova Humanidade.

LUCAS E JOÃO
O Evangelho de João TEM catequese diferente da de Lucas. João apresenta Jesus Comunicando o Espírito Santo na Própria Noite da Ressurreição (Jo 20, 19-22). Lucas aproveita o simbolismo das festas judaicas Que o povo conhecia e celebrava: coloca uma Comunicação do Espírito 50 dias Depois da Páscoa.

O essencial E that uma catequese dos Dois apresenta uma Comunicação do Espírito Santo Como coroa da Missão de Jesus Cristo. Cada qua TEM Maneira diferente de Revelar O Mistério de Deus não Espírito Santo, Amor Entre o Pai EO Filho. O Dom that nºs E dado!

MARCO E MATEUS
Os Dois silenciam Sobre a Comunicação do Espírito Santo Como No aparato de Lucas.
 O momento forte do Espírito Santo e Com Relação a Jesus Cristo, He Proprio o "recebe" por Ocasião do Batismo no Rio Jordão: DEPOIS de Ser batizado, Jesus logotipo Saiu da Água. Entao O Céu se abriu, e Jesus Viu o Espírito Santo, Descendo Como Uma pomba e pousando Sobre Ele (cf. Mc 1,10; Mt 3,16)
Marcos e Mateus salientam a promessa de Jesus Que o Espírito Santo eStara sempre Presente nsa Conflitos that OS seguidores Dele Terao that enfrentar POR causa da Missão. O Espírito Santo Dira O Que EO Que Fazer FALAR parágrafo testemunhar com Coragem, Convicção, coerência e fidelidade. (Mc 13,11; Mt 10,19-20 Cf.)

O ANO Litúrgico
O Ano Litúrgico Segue uma catequese de Lucas Como Maneira pedagógica para Educar uma vivência religiosa do Povo de Deus.
Na catequese de Lucas, a Ascensão de Jesus e A Volta ao Pai. Para quê? Para Cumprir O Que He proprio havia prometido: ele EO Pai se comprometeram de COMUNICAR o Espírito Santo. Para quê? Pará como comunidades NÃO ficarem com receio da Enorme Responsabilidade de Construir o novo Reino, sozinhas. O Espírito de Amor permanecerá parágrafo semper, um Fim de that como comunidades possam discernir no Amor O Que Convém EO Que NÃO Convém Ao Projeto de Deus.

A importancia DA Galiléia     
Ha muitos significados em Tantos Textos dos Evangelhos Ao indicarem um Galiléia Como inicio do Ministério e, also Encerramento das Atividades de Jesus Cristo.
A Galiléia era uma Região Mais pobre do Território da Palestina Antigo Testamento fazer. A Evidência de Jesus Que Faz Questão de Começar Pelos Pobres o Seu Ministério E total. Se o Reino era de para servir Pobres AOS, nada Mais Significativo Que Fazer o anuncio da Boa notícia, la na terra dos Pobres.
Tambem na Galiléia terminou o Ministério e, de la, Jesus Retorna Ao Pai. São Indicações Claras da Preferência de Cristo.
Por FIM, se dali Jesus começou o Ministério de Serviço dos Pobres, E that also naturais Seu Discípulos iniciassem uma Missão a Partir da Galiléia.
O proprio Jesus Nunca se sentiu ofendido POR Ser Chamado Galileu. Até uma placa that Pilatos Mandou Colocar no alto da cruz se referia a Jesus Nazareno (Nazaré na Galiléia FICA). Tal era uma Identidade de Jesus Cristo com OS pobresos prediletos do Reino!

A Galiléia, Começo E Recomeço
Na Atividade evangelizadora de Jesus Cristo e de dos Discípulos, a Galiléia Aparece com significado Muito Especial e profundo.
Jesus Inicia Seu Ministério na Galiléia: Mt 4,12-16; Mc 1,14-15; Lc 4,14-16; Jo 1, 43 e 2,1. Jesus encerra Seu Ministério na Galiléia: Mt 28, 7 e 16-20; Mc 16,6-7 e 16-20.
A Missão dos Discípulos comeca exatamente na Galiléia. E uma Missão de Continuar a Ação Libertadora de Jesus em vista da vida Para Todos. Jesus Continuarà Presente no Mundo Pela Prática da Comunidade dos Discípulos.
Continuar a Ação Libertadora Não É O Que repetir Jesus fez. E libertar de opressões com Novas Ações adequadas, mas inspiradas não Agir de Jesus Cristo.
A Campanha da Fraternidade E UMA dessas Ações libertadoras da Comunidade (Igreja), em Cada ano vendo O Que Mais oprime o povo.

JERUSALÉM
Lucas optou POR Valorizar o simbolismo de Jerusalém Porque Ela É centro e Referência de todo o judaísmo.
 Jesus encerra o Período de Atividades na Galiléia (Lc 4,14-9,50) e dali Inicia uma longa Viagem a Caminho de Jerusalém (Lc 9,51-19,27).
Jesus reserva parágrafo Jerusalém OS momentos fortes de SUA Pregação. E ali also that enfrenta uma Reação dos poderosos com a morte de cruz. Igualmente E ali that acontecem OS Fatos da Ressurreição, Ascensão e Pentecostes. Em Jerusalém - centro e Símbolo da Antiga Aliança, da Lei e fazer Templo- surgir uma Nova Aliança, o Novo Templo, a Nova Lei, o Novo Povo de Deus.
Em Jerusalém comeca o novo estilo de Relacionamento fraterno NAS Primeiras comunidades Cristas. De Jerusalém partem OS Discípulos de Jesus Cristo em Direção AOS confins do Mundo.

DIA DAS COMUNICAÇÕES MUNDIALA
Na festa da Ascensão do Senhor, comemoramos O Dia Mundial das Comunicações: JESUS ​​RECOMEDOU A BOA NOTICIA DO EVANGELHO A TODAS AS Criaturas.
Com Os Meios de Comunicação, Televisão, em especial, frequentemente surtos polêmica POR causa da Abordagem dos temas Religiosos. Qual SERA O Critério? Creio that,
·          Primeiro, a Emissora trate com Respeito a RELIGIÃO,
·          segundo, NÃO agridam, NEM permitam agressões between como Religiões
·          e Terceiro, destaque Profissionais habilitados para à cobertura de Assuntos Religiosos.
E, à nos cabe fornecer Assessoria de Imprensa com gabarito.
Da parte dos telespectadores, o uso qua each o senso critico de a Acordo com SUA Crença religiosa. A servir parágrafo Oportunidade poderá Até hum Balanço de firmeza de convicções SUAS.
O Dia Mundial das Comunicações E um Única Celebração sugerida cabelo Concílio Vaticano II não decreto " Inter Mirifica "

E ... A Nossa Comunicação?
Nossa Especialidade Não São APENAS OS Meios de Comunicação, mas a Própria Comunicação. O Nós entendemos Comunicação Como o Processo de Relações fraternas between como PESSOAS parágrafo Construir uma Comunicação. O Nosso Deus-Trindade, Que É Relação Entre como Três PESSOAS divinas, Não poderia ter CRIADO uma pessoa humana um parágrafo solidão. Mas um parágrafo CRIOU uma Comunhão. O Relacionamento Entre como PESSOAS NÃO SE Humanas Faz com hum instrumento, mas com Outra pessoa. Dai also Estar atentos Para Que a Relação Entre como PESSOAS da Comunidade esteja em franco Processo de Comunhão Fraterna.

Ecumenismo
A chama da Oração sacerdotal de Jesus (Jo 17) Revela um Intimidade de Jesus Cristo com o Pai, donde ressalta a absoluta Unidade com Ele. Dessa íntima com o Pai União decorre uma União de Todas quanto PESSOAS Entre si, Porque o Espírito de Amor é o MESMO. E Um Apelo forte Ao ecumenismo.
Com a intenção de reforçar o ecumenismo, da Ascensão Até Pentecostes, a Realiza-se uma Semana de Oração péla Unidade dos Cristãos. Cada ano Esta Semana propõe Uma Passagem Bíblica Como fonte de Reflexão.
Que todos Sejam hum  E o mandato de Jesus Cristo. O modelo E a União Dele com o Pai: Como Tu, Pai, estás em Mim e Eu em Ti . Essa Unidade E Possível na Força do Amor. QUANDO se fala em Amor, fala- se em Espírito Santo. O Espírito Santo E a Força da União de Todos os that aceitam Cristo em SUA vida.Não se discrimina uma pessoa Pela Confissão religiosa: é Cristão (ã) E Chamado (a) à Unidade. Logo, Resistir Ao Apelo do Amor E Resistir Ao Espírito Santo.  
Rejeitar uma pessoa POR causa de Outra RELIGIÃO E rejeitar a União não Espírito Santo de Amor. A Semana de Oração Pela Unidade dos Cristãos Procura desfazer OS receios, como inimizades, como incompreensões. Para Que, em Tudo É semper, reine o Amor.
          



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