O objetivo da nossa página é divulgar o Diaconado Diocesano, e desta forma fazer chegar mais rapidamente aos nossos diáconos todas as informações: cursos oferecidos pela diocese, subsídios referente ao Diaconado, calendário da Comissão e da Diocese, formação permanente, perguntas e respostas, Plano Pastoral Diocesano, etc.
Esta nova estrutura tem como meta envolver todos os diáconos para que possamos caminhar em comunhão diocesana, e ter um conhecimento da realidade de cada Região Pastoral, trocando experiências e tentando buscar soluções para dificuldades comuns.
Há urgência em direcionar os nossos diáconos para as diaconias, em especial, as da Doutrina Social da Igreja, atendendo assim a nossa vocação de servir. A diaconia da Igreja decorre da sua íntima união à missão do próprio Cristo, que disse de si mesmo: "Pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por muitos" (Mc 10,45). Jesus definiu a sua missão como um serviço que, no fundo, era a realização da vontade do Pai e do seu desígnio de salvação.
Para isso é preciso ter clareza de que é necessário: uma meta a ser alcançada: Jesus Cristo, um caminho a seguir: um itinerário, um guia experiente a orientar: cristãos e cristãs convictos de sua fé e determinação para avançar: atitudes ousadas diante da descristianização.
O diácono tem a missão de ter um encontro pessoal com Cristo, sentir-se amado por Deus, transmitir o ensinamento, conduzir o povo aos mistérios da fé, estar engajado na comunidade. Pelo seu testemunho convence: “Nós encontramos o Senhor: Vem e vê!” (Jo 1,41b.46c)
Queridos diáconos, estou feliz por estar com vocês, já há quase 11 anos, quando em Dezembro de 2001, pelas mãos do Sr. Bispo Dom Eduardo Koaik recebi o sacramento da ordem para o diaconado permanente. E é junto com vocês que quero aprender, ou melhor, estou aprendendo o verdadeiro sentido de servir: ser servo dos irmãos e irmãs que Jesus me confiou.
Obrigado, diáconos, pelo seu carinho, e vamos continuar firmes na nossa caminhada, dando-nos as mãos e “avançando para águas mais profundas” (Lc 5,4), pois é na unidade que um povo se torna forte, e de mãos dadas, um cuidando do outro que o povo de Deus deve caminhar para Terra Prometida: um mundo justo e fraterno, sonho de Deus e tarefa nossa de cada dia, terra onde corre leite e mel, onde todos vivam a “vida em abundância” (Jo 10,10), que Jesus veio trazer, “animando-vos uns aos outros, dia após dia, enquanto se faz ressoar o hoje” (Hb 3,13)
Com muito carinho por todos os diáconos da nossa querida Diocese de Piracicaba.
Conto com vocês!
Nenhum comentário:
Postar um comentário